agosto 25, 2015

Dia 25 - Feminismo


Feminismo, como aparece no dicionário é a "defesa da igualdade de direitos entre a mulher e o homem."

Um movimento criado por mulheres e para mulheres, que visa defender a igualdade de direitos no trabalho, na rua, em casa, no mundo.
Ainda nos dias de hoje existe a discriminação de género, um dos exemplos é nas empresas porque a maioria ainda prefere contratar homens, por acharem que são mais competentes, as mulheres são deixadas de parte porque mais cedo ou mais tarde irão ser mães e terão de fazer uma pausa, ou se forem contratadas no lugar do homem vão receber bem menos. Isto não é justo!
Felizmente de há uns anos para cá alguns homens começaram a apoiar esta causa e a participar em debates e ações relacionadas contra a desigualdade entre géneros. 
Eu faço parte da mudança!

"A igualdade de género não é apenas uma questão das mulheres, é uma questão de direitos humanos que exige a minha participação. Eu comprometo-me a agir contra todas as formas de violência e discriminação sofridas por mulheres e raparigas."

 Faz parte também. HeForShe um passo para a igualdade!


Desafio - Redes Sociais:
Escreve a tua opinião sobre este tema e partilha através das redes sociais, twitter e/ou facebook, utilizando a hastag, #RUBlogSunParty , para eu depois poder ler.

Pergunta - Blog:
Apoias este movimento?

8 comentários:

  1. critica construtiva: falta personalidade aos teus posts! parece sempre que tou a ler um dicionario..

    ResponderEliminar
  2. ao contrario do que muitos pensam o feminismo não é uma luta apenas das mulheres. Até porque não são apenas as mulheres que sofrem essa desigualdade. Os homens também sofrem por exemplo, sempre que se fala como se as mulheres tivessem melhores capacidades para tratar dos filhos. Como se isso fosse uma tarefa que tem que ser feita por elas. Ou quando existe um homem que gosta de cozinhar e é julgado por ser considerado "coisa de mulheres". Ao haver desigualdade num dos generos, ambos os generos são afetados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente o que estás a dizer e é nisso que se baseia a campanha HeForShe.

      Eliminar
  3. por isso onde tu dizes "Eu comprometo-me a agir contra todas as formas de violência e discriminação sofridas por mulheres e raparigas." tas a esquecer-te do resto da discriminação que existe e que não pode ser posta de parte por ser menos visível ou menos alarmosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não me esqueci do resto da discriminação! Se te estiveres a referir ao teu comentário anterior então eu posso dizer que já fui julgado, detesto futebol, que ainda é visto como uma coisa maioritariamente de homens, mas adoro dança, algo que a sociedade aponta para mulheres ou gays. E não é assim! Tal como adoro fazer sobremesas.
      Se estiveres a falar de outros tipos de discriminação, tipo o racismo, a homofobia ou outra, já abordei alguns desses temas aqui no blog.
      E relativamente à frase, ela não é minha, é o mote da campanha para os homens que apoiam.
      Obrigado pelo teu ponto de vista. =D

      Eliminar
  4. EU APOIO! E acho que tu sabes disso e muito bem. Como costumo dizer, o feminismo não defende géneros, defende pessoas, seres humanos. Porque se formos a ver a opressão feita às mulheres oprime também os homens. Por exemplo, quando dizem que os homens não podem chorar porque isso faz deles fracos. Ou quando usam a merda da expressão «like a girl», não estão apenas a depreciar as acções femininas, como se ser mulher fosse ser menos, mas também estão a depreciar os homens, quando querem chorar, quando preferem uma camisa rosa a uma camisa azul, quando gostam de X tipo de música, quando gostam de dançar, quando gostam de calças justas... Há uma necessidade imensa da sociedade catalogar tudo mas temos de começar a perceber que isso não é correcto. Não somos livros, objectos, nenhum de nós. Não temos de ser catalogados pelo que vestimos, por exemplo, e sim pelo que SOMOS, pelo nosso carácter! E desculpa, alonguei-me demasiado, mas este tema diz-me muito, sou tão feminista que era capaz de passar um dia inteiro a debater estas questões :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim sei! Antes de mais um aplauso, disseste tudo. =D
      Eu choro e não tenho vergonha de admitir, é perfeitamente normal. Nunca tinha ouvido essa expressão. Grande verdade, mas aprender a não julgar é complicado.
      Não faz mal que te tenhas alongado, disseste o que pensas e bem. =D

      Eliminar