abril 13, 2015

Fragmentos de Vidas #1

Carolina Moreira, dezanove anos, divertida, apaixonada, inteligente, calma, perspicaz, imprudente, leal, espontânea, amiga, conselheira, teimosa, sonhadora, complicada, justa, sensível, persistente, curiosa, esquecida, humana, genuína, confusa, preocupada, única, ...
A autora do blog Reckless respondeu às perguntas mais pessoais sem medos, vergonhas ou tabus. Uma entrevista de emoções e revelações ...


Como te estás a sentir agora?
(Surpresa) Ok, a sério? (pausa) Estou-me a sentir bem, feliz, já não tenho o peso que tinha antes nas costas, não tenho coisas negativas na cabeça, estou bem, feliz.

Qual a tua flor favorita? Porquê? 
A orquídea, porque acho a flor muito bonita mas também porque tenho um amigo que me deu uma quando fizemos dez anos de amizade e desde aí tem um significado especial. 
De que cor é a tua orquídea perfeita? É cor-de-rosa clarinho. 

Qual a música que define a tua vida?
(Inspira) Essa é complicada! Não sei, existem muitas músicas que definem o total da minha vida. (silêncio) Talvez a "Lost" dos Coldplay.

Onde enterrarias um tesouro?
Num sítio onde não me esquecesse. (risos) Provavelmente seria na serra, lá existe um local que tem uma placa que diz "A partir daqui não deixe nada a não ser pegadas", eu acho que enterraria lá, a placa serviria para eu me lembrar do sítio onde estava.

Qual a tua palavra favorita? Porquê?
Saudade! (inspira) É a palavra que só existe em português e é a coisa que mais teve presente na minha vida desde bastante nova. É uma palavra bastante poderosa, quando nós dizemos "tenho saudades tuas", significa bué, eu por exemplo não digo isso a qualquer pessoa. (silêncio) A saudade é mais forte do que sentir falta de alguém.

   

Terias de ir para um abrigo por causa de uma catástrofe e poderias levar um livro. 
Que livro seria?
Acho que levava "A Culpa é das Estrelas", porque nunca me ia fartar. É uma história que ensina bué às pessoas, mesmo as personagens estando doentes, não desistem de lutar, é um sinal de esperança. O final mesmo acabando mal, acaba bem porque aprendemos a ver a vida de outra maneira.

Quais as personagens da História que mais desprezas?
Ok, não é o Hitler! (silêncio) O Bin Laden, porque ele matou imensas pessoas inocentes tendo um pretexto muito estúpido e também o Mussolini, porque se não fosse este talvez o Hitler nunca tivesse existido. (pensativa) E também o Sócrates, eu não gosto dele.

Com que idade se deve começar um relacionamento amoroso?
(Risos) Desde pequeninos que as pessoas namoram, mas não há uma idade certa para começar um relacionamento. Tem tudo a ver com a maturidade que a pessoa tem.

Porque nunca se esquece o primeiro amor?
(Silêncio) Porque ... (silêncio) Bem, nós antes do primeiro amor só temos atrações pelas pessoas, o primeiro grande amor é aquele que nos parte o coração e dói mais. É o primeiro que nos faz sentir algo diferente pela primeira vez, não sei.

Os homens são todos iguais? Que tipos de homem existem?
Não! (risos) Existe o tipo "come de vez em quando", porque lhes partiram o coração primeiro, os que só querem "curtição" porque só querem mesmo curtir sem ter nada sério, existe os "desprezados" que não deviam ser, ou seja, os rapazes que estão sempre lá para as raparigas, mas estas normalmente gostam mais dos "Bad Boys", existem também os "inteligentes" e os "burros" e os que "partem corações" e os que "reconstroem corações".

O que é um amigo colorido? 
Ok. (embaraçada) Um amigo colorido é ... (risos) Começa por ser um amigo normal, só que existem mais vantagens do que ser um amigo normal. (risos) Um amigo colorido é quando ambos estão carentes ou sentem uma atração um pelo outro ou estão sozinhos à muito tempo e como há alguma ligação entre eles acabam por se envolver. É um amigo, mas não chega a ser namorado, porque não existe um compromisso sério. 

   

   

O que achas de relações à distância? Já tiveste alguma? Como foi?
(Risos) A sério? (silêncio) Ok, eu já tive duas relações à distância e foram muito diferentes uma da outra. Uma foi com um rapaz da Letónia, onde havia uma diferença horária de duas horas, mas as nossas vidas eram muito opostas, só dava para falarmos à noite. Mas foi uma boa relação no início, durou dois anos. A outra foi com um rapaz português que está em Londres, dessa vez ambos gostávamos um do outro da mesma forma, e foi diferente porque falava com ele em português, e temos a mesma hora e também porque somos opostos que se atraem. Mas eu acho que as relações à distância são boas, as pessoas têm é de gostar mesmo uma da outra, têm de existir uma maior atenção aos pormenores. 

Como reages a uma traição amorosa?
É tipo a pior coisa que me podem fazer! Acho que é uma cobardia gigante e nem sequer faz sentido uma pessoa trair alguém se gosta dela, quando se trai é porque já não se gosta. Mas existem diferentes tipos de traição (frisou bem a frase), existe a pessoa que traiu porque quis, a que traiu porque está bêbado, apesar de não ter desculpa, e existe também a traição de quando a culpa não é do rapaz que namora comigo mas sim da outra rapariga. Esta última seria a única que eu conseguiria perdoar se eu percebesse que não existia intenção do lado dele.

Porque é que o filme “As Cinquenta Sombras de Grey” tem tanto sucesso? 
Eu acho que o filme tem mais sucesso por causa do livro, como foi algo tão polémico levou a uma grande curiosidade, mas também por abordar um tema tabu na sociedade, o sexo. Gostarias de ter uma história assim? (sorriso) Sim, sim, sim com tudo! Já conheceste o teu “Christian Grey”?(inspira) Já o encontrei e já o perdi, mas foi ele que me abandonou a mim.

Qual seria a maior tragédia na tua vida?
(Silêncio) Sinceramente não sei, o pior que eu podia ter passado já passei. O pior que podia acontecer agora seria ... (silêncio) Não sei mesmo, o pior já me aconteceu. Mas talvez perder alguém de quem se gosta, ainda mais se a culpa for minha indiretamente ou não.

És contra ou a favor do aborto? Porquê? 
Contra! Porque quando nós fazemos as coisas temos de ter consciência dos nossos atos e a partir do momento em que uma mulher fica grávida, está uma vida a nascer dentro dela. Não faz sentido nós matarmos essa vida, eu acho que isso é muito desumano. Por exemplo, essas miúdas que engravidam aos catorze, quinze anos a culpa é delas porque não têm responsabilidades e deviam assumir as consequências. (silêncio) Acho que o aborto não devia ser legalizado para nada, nem para a violação! 
Então se uma mulher for violada e engravidar ela deve ter a criança, mesmo que não nutra sentimentos por ela? (Inspira) Sim, eu acho sim! Hoje em dia existem muitas pessoas que querem ter filhos e não podem e se uma pessoa que foi violada acha que não vai dar o amor que uma criança merece, acho que tem muitas opções na vida sem ser abortar porque acho mesmo algo desumano, o aborto. Não deve ser legalizado para nada, porque assim eu poderia engravidar e depois diria que tinha sido violada. Eu percebo o lado das mulheres violadas porque é uma coisa que vai contra nós, mas eu sou contra o aborto.


   

Do que sentes falta?
(Inspira) Sinto falta ... (pensativa) Sinto falta de um concerto, sinto falta de alguém, sinto falta de carinho, sinto falta de estar todos os dias com os meus amigos como estava o ano passado, porque acho que isso me está a fazer bastante falta, sinto falta de chegar a casa sem me sentir cansada e de me sentar no sofá e ir ver televisão, sinto falta de quando os meus pais me levavam para a cama, sinto falta de ser criancinha e largar tudo. 

O sol é para todos, a sombra para alguns, e o subsolo?
(Silêncio) O subsolo é para as pessoas terra a terra, que têm consciência do que estão a fazer no mundo, porque encontraram o sentido da vida e que já não precisam de estar misturados com todos aqueles que têm o sol, ou seja, todos aqueles que vivem mas não vivem nem com aqueles que se escondem na sombra, porque estes não sabem o que fazer, como lidar com as coisas, são aqueles que andam perdidos. O subsolo é para as pessoas que são realizadas a nível espiritual e profundo.

Temes a morte? Porquê?
Não! (nervosa) Porque a morte é uma coisa que já passou muito pela minha vida.

Conheces pessoas que já partiram! Como foi a tua reação? 
Ok, depende muito, por exemplo, eu tive um amigo que morreu depois de nós termos estado a falar ao telemóvel e de termos discutido por estupidez, às vezes as pessoas discutem por estupidez, e eu desliguei-lhe o telemóvel na cara, ele tentou voltar a ligar-me mas eu não atendi. (nostálgica) A chamada seguinte foi da irmã dele a dizer que ele tinha morrido enquanto vinha ter comigo para esclarecer as coisas. (emocionada) Fiquei em choque, não consegui falar e acho que em parte a culpa foi minha. (silêncio) Depois também tive dois amigos que morreram com cancro, mas estas foram mortes diferentes porque quando nós temos uma pessoa que sabemos que vai morrer, começamos a preparar-nos, depois achamos que vai ser tudo mais fácil de ultrapassar porque já estamos preparados, já sabemos que elas vão morrer. E eu vi a doença a "come-la" todos os dias e quando ela morreu eu não estava preparada. (inspira) Enganei-me a mim própria, mas acho que foi mais fácil do que se eu tivesse mantido a esperança de que ela ia sobreviver. E também ouve outra morte de um grande amigo que me abalou bastante, ele tinha de cortar o cabelo e eu fui com ele, como ele não estava a ser capaz, eu cortei o cabelo com ele e muito pouco tempo depois ele morreu e isso afetou-me bué. (silêncio e lágrimas ao canto do olho).

Como gostarias de morrer?
(Inspira) De duas formas, ou à noite a dormir sem nenhum sofrimento ou então a salvar alguém de uma situação.

   

Posarias nua para uma revista? Por quanto?
(Surpreendida) Ah ... (risos) sim, sim. Menos de cinquenta mil não! Mas se fosse com um modelo se calhar até aceitava menos (risos).

Qual a tua opinião sobre o consumo de substâncias ilícitas? 
Eu acho que não faz mal para aqueles que consomem de vez em quando, o pior é quando as pessoas ficam viciadas. Deve ser do tipo álcool, que faz esquecer as coisas durante algum tempo.  

O que achas do racismo? 
Acho que é falta de cultura, é ignorância! As pessoas são humanas independente da cor que tenham, da religião que tenham, somos todos humanos, somos todos iguais, todos erramos, todos falhamos, todos nos ajudamos. Ser racista é descer ao nível mais baixo que a humanidade pode ter. Por exemplo, andar a punir pessoas só porque têm uma religião diferente da que eu pratico não faz sentido, por algum motivo existe a liberdade. Já defendeste alguém de outra raça ou etnia?  Sim já! Tinha uma amiga que era negra e houve uma vez um rapaz que a insultou e depois eu passei-me e comecei a mandar vir com ele.

E o que achas sobre o preconceito à comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais)? 
Ai não ... (inspira) Eu não suporto isso! (exaltada) Eu não percebo como é que as pessoas não conseguem aceitar que outras pessoas tenham outros gostos e que não sejam o que elas pretendem ou acham que seja mais certo. É a mesma coisa que a igreja, eu sou religiosa mas sou completamente contra o facto desta ser contra os homossexuais, eu percebo a ideia da lei da vida, mas não quer dizer que a igreja tenha que ser contra os homossexuais, pode ser contra a adoção, agora ser contra o amor eu acho isso muito estúpido, não faz sentido.

Perdoas e esqueces, perdoas mas não esqueces ou não perdoas e nem esqueces? 
Perdoou mas não esqueço! Existe alguém que não te perdoe?(silêncio) Sim mas eu não percebo porquê.

   

A vida são dois dias, o carnaval três. E o amor?
Depende ... pode ser eterno, pode ser um ano, dois anos. (pensativa) Essa é uma boa pergunta! (silêncio) Não, o amor é eterno, por mais que tudo mude, vai existir sempre amor, mesmo que não seja só dos apaixonados, existe a família, os amigos, os animais, tudo. 

Para ti o que é a felicidade?
A felicidade é quando nós estamos bem connosco próprios, com os que nos rodeiam e com a nossa vida. Eu acho que a felicidade não é tipo uma coisa que seja permanente, nós temos momentos de felicidade.

Qual é o teu lema de vida?
"Vive como se fosses morrer amanhã, aprende como se vivesses para sempre."

Como te estás a sentir agora no fim da entrevista?
(Silêncio prolongado) Agora estou perdida! As perguntas fizeram-me pensar em coisas que eu já não pensava ou achava que já não me diziam nada ou que eu pensava que já estavam esquecidas. Estou tipo desconfortável, não é com a entrevista mas sim com a minha vida.

O que quer o teu coração?
(Inspira) O meu coração quer paz, amor, liberdade e perdão. (silêncio) Acho que é isso que ele quer ...



Tenho de agradecer mais uma vez à Carolina por ter respondido tão honestamente a estas perguntas sem medos e receios. Muito obrigado!

E chega assim ao fim a primeira entrevista, onde ficámos a conhecer fragmentos desta vida. A primeira pessoa comum entre muitas a ser entrevistada, quem sabe se da próxima vez não és tu a responder às minhas questões ...

O que achaste desta entrevista? O que pensas sobre as respostas? As tuas seriam diferentes?

6 comentários:

  1. Muito bem, boas perguntas e boas respostas!!! Gosto muito de ti minha pandinha linda <3

    ResponderEliminar
  2. Muito bom!
    Perguntas originais e diferentes e as respostas igualmente boas! Quase pareceu o "Alta Definição" =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João! Ainda bem que gostaste. Para o mês que vem há outra. =D

      Eliminar
  3. Hello, gostei muito da entrevista! Trouxe-me muitas memórias, e muitas saudades vieram atrás como é óbvio! E muito bem senhor Mota, perguntas super interessantes! Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz, ainda bem que gostaste. É sempre bom recordar as boas memórias do passado. Obrigado, beijinho.

      Eliminar