maio 19, 2016

Sector V - O Mundo Pró-Evolutivo

Título: Sector V - O Mundo Pró-Evolutivo
Autor: Alex Bessa
Editora: Chiado Editora
Páginas: 231
Ano de Lançamento: 2013
ISBN: 978-989-51-0424-6
Avaliação:





Um livro que nos mostra o quanto o futuro poderá ser perturbador, uma história que narra a ganância humana.



Sinopse:
"Quando Ralph e Melissa, um casal de pós-humanos, decidem passar umas férias tranquilas no Chile, nada fazia prever nos seus planos, a descoberta acidental através do seu sofisticado equipamento de observação cósmica, um objecto celeste em rota de colisão, com o planeta Terra. Vindo esse acontecimento, a suceder-se no ano de 2147. A mesma revelação, é interceptada pelo extremista sistema geopolítico absolutista, que perdendo por questões técnicas, uma fracção vital de toda a informação. Opta como directiva prioritária de comando, o envio de mercenários altamente qualificados em crueldade, no encalce dos restantes dados, agora na posse do casal.

Numa outra linha temporal, no ano de 2115, Buckler e Jeff, dois jovens operários nativo-humanos, que trabalham num dos vinte e três sectores de extracção mineira existentes na maior Lua do Planeta Saturno (Titã). Ao se sentirem indignados com as condições precárias de trabalho, decidem boicotar, na viagem de regresso ao planeta Terra, a estabilidade social no seio de todo o grupo de trabalhadores. Na ânsia, em saírem das garras da opressão Pós-Humana, detentora de grande parte da supremacia terrestre.

Será possível para Ralph e Melissa, esconderem por muito mais tempo, o seu paradeiro do grupo impiedoso, de mercenários? Assim como Buckler e Jeff, conseguiram mudar o rumo das suas vidas e a dos seus colegas, confinados a uma sobrevivência e existência desumana?

Duas dimensões temporais distintas, que se irão cruzar nesta obra, onde o leitor terá a oportunidade em comparar a situação actual de conjuntura mundial, inerente aos aspectos sociais, ambientais, políticos e económicos, com uma antevisão de um futuro, não muito diferente. O contexto histórico, poder-se á repetir em ciclos alternados, apesar dos actores que somos todos nós, termos a oportunidade, em marcar a diferença na luta pela dignidade humana."

Opinião:
Confesso que estou um pouco desapontado com o livro por isso é que só o avaliei em algo razoável, para além de ter sido muito complicado entrar dentro da história.
Como leram na sinopse esta obra é contada em dois períodos temporais distintos, em 2147 com Ralph e Melissa e em 2115 com Buckler e Jeff, na minha cabeça tornou-se confuso ao inicio porque parecem duas histórias diferentes a serem contadas em simultâneo alternando os capítulos. Fazendo uma análise geral dos dois tempos em que o enredo se desenrola preferi a parte de 2147 porque os personagens são mais terrenos, compreendem-se melhor e para além disto tudo a história é mais interessante. No outro tempo existe muita teoria espacial e cientifica.
Este livro num todo é rico em informação detalhada e pormenores técnicos e científicos que quem como eu não estudou ciências ou não tem um conhecimento mais aprofundado sobre esta área fica perdido com os significados e o porquê de acontecerem algumas coisas mas quem compreende tenho a certeza absoluta que irá adorar o livro.
Este, na minha opinião, só se começa a tornar contagiante a partir do meio onde já conhecemos as personagens e a forma delas lidarem com os problemas tornando-se triste quando constatamos algumas mortes.
Relativamente ao fim foi algo que consegui prever com alguma antecedência exceto o aparecimento de um personagem estrategicamente colocado para dar aquela surpresa final.

Sem comentários:

Enviar um comentário