dezembro 01, 2015

Dia 1 - Religião



Religião como está no dicionário é  a "crença na existência de um poder sobre-humano e superior; conjunto de preceitos, práticas e rituais pelos quais se manifesta essa crença; crença religiosa, devoção, piedade; vida religiosa."

Ora muito bem, vou começar por dizer que não sei quantas religiões existem e que não acredito em nenhuma das existentes, nem tão pouco num Deus humano criador! Isso são coisas que as pessoas inventam para se sentirem mais protegidas e não tão sós, que o caminho delas é guiado, não me perguntem o porquê disto.
Acredito sim que existe algo superior a nós, seres humanos, que cria e destrói, não estou a dizer que é um Deus ou uma entidade, até podem ser só partículas, mas existe algo só que não é aquilo que as pessoas inventam.
Sobre as religiões, porque é que eu haveria de acreditar num livro que foi escrito por outro homem? Numa fantochada, desculpem-me os crentes, criada para entreter e enganar uns quantos? A religião foi criada para deixar o homem sossegado e com algum receio dos atos que possa cometer. Mas até que ponto a religião é algo positivo?
Eu sei que não é tudo igual e não se pode categorizar tudo da mesma maneira mas os grupos extremistas vão em nome de uma religião, seja ela qual for. Tal como o nome indica é algo levado ao extremo mas qual é o motivo? Religião!
Mesmo aqueles que não são extremistas muitas vezes não se conseguem dar com pessoas de outra religião e isto é só ser estúpido, ignóbil e não ter 1% de inteligência.

Desafio - Redes Sociais:
Escreve a tua opinião sobre este tema e partilha através das redes sociais, twitter e/ou facebook, utilizando a hastag, #RUBlogIceParty , para eu depois poder ler.

Pergunta - Blog:
Tens alguma religião? Qual? Porquê essa religião?

4 comentários:

  1. Primeiro, Deus não é humano. Deus é superior aos seres humanos, o filho de Deus era humano. Segundo, fantochada? Isso é uma palavra um bocado abusada para descrever crenças de milhões de pessoas. Terceiro, acreditas em algo superior a nós, mas não o que as pessoas inventam? Também estás a inventar. Quarto, antes de se criticar deve conhecer-se o que está em causa. Não um conhecimento supérfluo, mas mais profundo que isso.
    Agora, eu sou católica e acredito plenamente em Deus, acho estúpido estares a criticar sem conhecereis, isso é uma espécie de ignorância. Não quero ser má, mas isto é a minha opinião. Sim, a religião faz as pessoas sentirem-se melhores, faz as pessoas sentir esperança, mas não é disso que precisamos? Nós temos de nos agarrar sempre à esperança, ao amor, a tudo isso. Não digo que acredito em tudo o que está na Biblia, porque não acredito, mas não quer dizer que seja uma "fantochada". Conheces a Biblia? Conheces o que lá vem? Conheces o que esse Livro ensina? " Entreter e enganar uns quantos", não me sinto enganada, nem me sinto estúpida, que é o que essa expressão sugere, por acreditar em algo que é amor, algo que é esperança, algo que é vida.
    Com isto também não estou a dizer que concordo com tudo o que a Igreja afirma, só posso falar desta religião ou criticá-lá, porque é a minha e porque a conheço, não concordo, mas a minha crença vai para além do que os Homens fazem "em nome" de Deus. Não é mentira nenhuma que há pessoas que se aproveitam, mas isso é generalizar, o que estás a fazer. A religião, a fé, vai muito para além do que tu ouves na missa, do que tu ouves das Sagradas Escrituras, a fé está no que tu és, no que tu fazes. Há muito hipócritas que vão à missa para mostrarem que são bons cristãos, quando fora da Igreja não fazem o que aa verdadeira essência da nossa religião nos diz. Eu não vou à missa sempre, não sinto que tenha de o fazer sempre, mas não deixo de me considerar um cristã, só não gosto de fazer coisas com uma certa obrigação por detrás. E acho que já estou a divagar..,
    Quanto aos extremistas, é certo que defendem as suas ações como a vontade de Deus e que é o que Deus quer, mas todas as guerras têm motivações por detrás. Nem todas são pela religião, muitas têm interesses políticos, económicos, interesses para ver quem tem mais poder e quando digo muitas digo a maior parte. Os extremistas são um grupo à parte, pessoas que têm uma crença tal como eu tenho. Estudando eu antropologia, já percebi que não devemos julgar o que não conhecemos, nós não sabemos o que está por detrás do que eles pensam. Como já aprendi, em todas as culturas há uma lógica, não quer dizer que tenhamos de concordar mas é algo que faz sentido para eles. Óbvio que eu não concordo, sou contra violência, nem os estou a defender, apenas digo que não devemos falar com a boca cheia de falsas certezas, não devemos falar cheios de ignorância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eich que comentário gigante .... =D Vou-te responder por pontos!
      1. Cheguei à conclusão de que não me expliquei bem quando eu escrevi "Deus humano criador", ou seja, o que eu queria dizer é que as pessoas criam uma imagem de um corpo humano mesmo sabendo que não o é. Fiz-me entender?
      2. Eu pedi desculpa, mas é a minha opinião e não a vou mudar.
      3. É certo que gosto de inventar! Mas quando eu digo que acredito em algo superior não o ando por aí a espalhar e a tentar converter outros tantos. Mas atenção, eu não acreditar nas religiões existentes não quer dizer que não aceite. Simplesmente não me peçam e nem falem sobre tal.
      4. O objetivo não é ser uma crítica mas sim o meu ponto de vista, claro que será algo mais negativo, visto que não acredito no geral. Ainda bem que comentaste por isso é que esta rubrica se chama "Debates Controversos" onde todos os pontos de vista se aceitam.
      Não te preocupes que não estás a ser má e podes dar a tua opinião à vontade.
      Se calhar nem toda a gente precisa da religião para se sentir bem, eu não preciso!
      Sim eu sei que nos agarramos à esperança e ao amor mas eu não considero isso algo divino.
      Óbvio que conheço a Bíblia Carolina! É uma história interessante mas não passa disso, escrita por outro mortal normal. Ainda bem que não te sentes enganada ou estúpida, é o meu ponto de vista.
      Em cada casa existe uma ovelha negra e na religião não será diferente em cada uma.
      O que tu és e as tuas ações não podem ser consideradas algo de cristão, ou seja, pode existir alguém que se comporte exatamente igual a ti e nem seja religioso, pode ter só consciência do mundo.
      Sobre os grupos extremistas concordo com o que dizes. Mas a religião é um dos principais motivos para agirem assim. Acredito que sim, claro que tem de fazer sentido para eles, também não são parvos para se andarem a explodir.
      Eu só dei a minha opinião tal como tu deste a tua.
      Muito obrigado. =D

      Eliminar
  2. Eu não tenho religião nenhuma. Já muitas vezes falei deste tema no meu blogue. Eu acho que a religião poderia ser algo bom se não causasse tanta discórdia e tanta guerra. Tenho uma colega minha no trabalho que é testemunha de Jeová e só por isso está sempre contra tudo. Não comemora o Natal, por exemplo, porque vai contra a sua religião mas ela mesma não parece estar bem com essa decisão/facto pois agora que o Natal se aproxima parece que está sempre a deitar abaixo tudo o que os colegas dizem que vão fazer no Natal (quando se comenta a questão das prendas ou da consoada e do seu jantar...). Sei lá, é como se ela mesma não estivesse bem com aquilo a que a religião dela obriga. Não compreendo porque é que algo que supostamente defende que nos aceitemos a todos de igual forma acaba por criar e gerar diferenças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, já o li. Concordo plenamente contigo.
      Eu por exemplo comemoro o Natal mas não é por ser cristão, porque não o sou. Celebro-o porque desde sempre existiu na minha vida.
      Ok isso torna-se estranho mas as Testemunhas de Jeová são algo diferentes (isto não é uma ofensa). Entendo que ela não o celebre se nunca o fez e também que esteja sempre a deitar os vossos planos a baixo, estes tentam impor um pouco a sua opinião. Agora se ela não se sente bem em dizer isso, talvez o faça numa espécie de obrigação.
      Boa frase a final!

      Eliminar