junho 13, 2015

Fragmentos de Vidas #3


Joana Ferreira, dezanove anos, simpática, carismática, divertida, amiga, independente, positiva, alegre, teimosa, preguiçosa, inteligente, ...
Uma entrevista de verdades, opiniões e sentimentos que desconstruiu esta mulher. Dona de um bem estar e alegria contagiante retirou os filtros e expôs o que muitos desconhecem ...

Atenção: Todos os nomes utilizados durante a entrevista serão fictícios.


Como te estás a sentir agora?
Bem e feliz.

Qual a música que define a tua vida?
Neste preciso momento ... (pensativa) acho que nenhuma. Mas a última que definiu a minha vida foi o "Ás Vezes" dos D.A.M.A, porque tenho uma ligação muito especial com essa música.

Costumas mentir? Mentes bem? Qual a mentira que contas com maior frequência?
Sim! (risos) Acho que sim. (risos). Provavelmente é à minha mãe. "Filha onde é que foste hoje?", "Nada, não fiz nada de especial. Está tudo bem.", mas não na verdade vou passear só para ela não me chatear a cabeça e dizer que devia ter ido estudar para casa.

Preferes dar ou receber presentes? Porquê?
Dar, muito mais até do que receber. Porque gosto imenso de ver a reação na cara das pessoas e as emoções que isso lhe traz.


O sol é para todos, a sombra para alguns, e o subsolo?
Para ninguém. Ninguém merece estar debaixo do subsolo, todos temos direito a viver.

Já tiveste de dizer adeus a alguém?
Claro que já, ao meu ex-namorado. Foi complicada a situação? Muito complicada, ainda hoje penso nisso. Mas está a tornar-se mais fácil, agora já é fácil dizer-lhe adeus.

Qual foi a pior deceção na tua vida?
A pior deceção na minha vida foi o Eduardo (nome fictício). O que é que ele te fez? Ele traiu-me da pior forma possível, tipo acho que cada pessoa tem valores humanos e ele desrespeitou os meus. (silêncio) Isso foi a pior coisa que ele poderia ter feito.

O que te fez a última pessoa que te magoou?
Olha foi esta semana, uma amiga minha na faculdade. Eu passei-me na praxe porque não gostei daquilo que me fizeram. Entretanto outra amiga da minha turma disse que não era justo outra rapariga ir traçar a capa ontem porque ela não passou o mesmo que nós passámos. Depois essa amiga foi dizer à madrinha dela que eu que tinha andado a dizer aquelas coisas e eu não gostei. Pegando no tema das praxes, achas que sejam abusivas? Não, eu não acho que sejam abusivas. Eu vou falar pela minha experiência. Na minha faculdade quando eu não quero, eu não faço. Eu recusei-me a fazer uma praxe e eles não me fizeram nada. Qualquer trajado que está a praxar é humano e sabe até onde pode ir.

Do que sentes falta?
Sinto falta de ter amigos que sei que vão lá estar sempre e de me sentir amada por alguém. 


O que te faz sentir melhor quando estás de mau humor?
A música! Quando ouço música sinto-me mesmo bué bem. Principalmente música brasileira, para mim é o remédio.

Já te sentiste sozinha mesmo no meio de uma multidão?
(Silêncio prolongado) Que me recorde não. O que achas das pessoas que se sentem sozinhas? Olha, não sei, mas deve ser horrível sentires-te sozinho numa multidão, ninguém tem o direito de te fazer sentir isso. A solidão deve ser a pior coisa do mundo.

Preferes que notem a tua presença ou que sintam a tua ausência?
Epá ... Que notem a minha presença, sem dúvida nenhuma. Todos viemos ao mundo para marcar uma diferença. E tu estás a marcar a diferença? Eu acho que sim, em algumas vidas acho que sim.

Se pudesses voltar atrás no tempo e alterar um facto, o que seria?
Para mim não existiam doenças tipo o cancro e a Sida, acho que essas doenças são horríveis. Não desejo isso nem à minha pior inimiga.

Se fosses viver para uma ilha deserta e pudesses levar três coisas, o que seria?
(Silêncio) Levava uma bola de volley, um colar que o meu pai e a minha mãe me deram e levava o meu afilhado, provavelmente.

 

Tens medo ou curiosidade sobre o futuro?
Curiosidade, não tenho medo! "Quem não arrisca, não petisca!"

Estás a fazer o que planeaste há quatro anos atrás?
Não, há quatro anos atrás eu nem sabia o que queria tirar na faculdade, nem pensava ir para a faculdade, nem pensava ter a vida que tenho hoje em dia. E gostas da vida que tens hoje? Ai gosto, mas havia coisas que eu podia alterar. 

O que deixaria a tua vida de pernas para o ar?
A morte de um familiar meu, uma pessoa mais chegada ou de um amigo próximo.

Como gostarias de morrer?
(Pensativa) Olha, gostaria de morrer de uma forma bastante calma, não gostava de morrer devido a uma doença mas tipo de uma forma calma, "Olha aconteceu!". Não gostava de sentir muita dor e que seja rápido para eu não sofrer e os outros à minha volta não sofrerem.

Ontem, hoje ou amanhã?
Amanhã, porque tenho sempre curiosidade em saber o que vai acontecer. O ontem já está vivido, o hoje está-se a viver e o amanhã ...

  

Já deixaste uma música "falar" por ti?
Já, já. Qual? Olha, o "Half a Heart" dos One Direction, dediquei-a à minha melhor amiga a nível de amizade e não homesexual. (risos)

Lembraste do teu primeiro beijo? Como é que foi?
Sim ... (risos) Quem é que não se lembra? (Tímida) Ai foi tão estranho, foi atrás de uma casinha de madeira no infantário com um rapaz que era louco por mim, era o Amadeu (nome fictício).

Já beijaste o teu melhor amigo?
J.. Não! Atualmente essa pessoa já não é o meu melhor amigo. (silêncioMas houve um melhor amigo? Sim houve e sim tivemos uma coisa. (risos).

Acreditas que cada pessoa tem uma alma gémea?
Sim! O que é uma alma gémea? Alguém que ... (nervosa) alguém que te perceba, que não te julgue, que te ame apesar de tudo, alguém que esteja sempre lá.

Já te apaixonaste pela pessoa errada?
Já! (risos) Oh meu Deus, já. (risos) Acho que me acontece quase sempre. E já encontraste a pessoa certa? Lá está, eu não sei quando é a pessoa certa, mas não ainda não a encontrei.

Qual o maior sonho que tens?
(Risos) O meu maior sonho é ter uma vida estável e conseguir viver sozinha.


O que dirias às pessoas que não gostam de ti?
Conheçam-me melhor!

Qual é o teu lema de vida?
Tenho dois! Um é "tudo acontece por uma razão", ao longo da minha vida isso tem vindo a verificar-se sempre. O outro é "não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti". Já te fizeram muitas coisas que não querias que te fizessem? Já, muitas coisas (emocionada).

Para ti o que é a felicidade?
Eh lá. Complicada! A felicidade eu não te sei descrever o que é. (nervosa) Não sei mesmo.

Como te estás a sentir agora no fim da entrevista?
Nervosa, muito nervosa com estas perguntas todas.

O que quer o teu coração?
(Emocionada) Eu não vou chorar, não vais conseguir! (silêncio) O meu coração quer que eu seja feliz, não desiludir os meus pais, ter a vida que sempre tive até agora limando algumas arestas e acho que é isso.


Obrigado mais uma vez à Joana por ter respondido às minhas questões e por se ter aguentado sem chorar.

Chega assim ao fim mais uma entrevista, onde ficámos a conhecer fragmentos desta vida. Mais uma pessoa comum entre muitas a ser entrevistada, quem sabe se da próxima vez não és tu a responder às minhas questões ...

O que achaste desta entrevista? O que pensas sobre as respostas? As tuas seriam diferentes?

8 comentários:

  1. Adorei a entrevista. Adorei a Joana e a forma como fazes questão de nos dar a conhecer a sua reacção aquando de algumas perguntas mais pessoais. Eu daria algumas respostas diferentes mas acho que é normal, as pessoas são diferentes, já viveram coisas diferentes, logo sentem de forma diferente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado. Acho que com aqueles pequenos apontamentos das emoções, as entrevistas se tornam mais próximas e tocantes. Concordo absolutamente com as tuas últimas palavras.

      Eliminar
  2. És realmente bom a entrevistar , a minha passaste-me emoção e isso é muito bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado! =D Ainda bem que os meus objetivos estão a ser compridos.

      Eliminar