maio 13, 2015

Fragmentos de Vidas #2

Tatiana Bartolomeu, dezoito anos, lutadora, bastante curiosa, persistente, muito teimosa, amiga, divertida, ouvinte, conselheira, leal, orgulhosa, espontânea, direta, sensível, cantora, atriz, diferente, ...
Não podes perder esta entrevista de lágrimas, sorrisos, paixões e muito mais. Tatiana, uma jovem que esconde de todos os seus sentimentos, revelou-se nesta entrevista como nunca ninguém a viu ...



Como te estás a sentir agora?
Estou nervosa e ansiosa, desde manhã, para esta entrevista.

Qual a tua palavra favorita? Porquê?
(Pensativa) Uma delas é família, porque impressiona-me o facto de que por muito mal que nos façam, ou por muito mal que nos tratem o que nós sentimos, aquele amor incondicional não acaba nem fica menor.

Se tivesses um minuto para dizer algo ao planeta inteiro, o que seria?
Bem, eu iria dizer várias coisas porque eu gosto muito de falar. Uma delas iria ser, "Mundo, editoras musicais, têm aqui a próxima estrela pop!", sim porque eu canto muito bem (risos), diria também "Harry Styles casa comigo, vamos fazer muitos bebés e ser muito felizes" e depois como eu sei o que é falar e não ser ouvida ou não ser percebida, eu iria tentar ajudar as pessoas que também não se conseguem expressar.

Se tu não fosses tu durante um dia, quem gostarias de ser?
Olha neste momento ... (silêncio) não sei! Estou um pouco perdida sabes! (pensativa) Se me perguntasses isto em 2013 iria dizer Taylor Swift, porque ela andou com o Harry. (risos) Mas neste momento acho que gostaria de ser uma pessoa que sabe o que é a felicidade e é feliz.

Que lugares do mundo gostarias de conhecer?
O mundo inteiro, mas principalmente Londres, Hollywood, África, Suíça e Brasil. (silêncio) Eu gostava de ir a todo o lado.




Qual a música que define a tua vida?
(Pensativa) Talvez a "Because of You" da Kelly Clarkson mas só em cinquenta por cento.

Qual o defeito que é mais fácil perdoares nos outros?
O facto da outra pessoa ser impulsiva, porque quando as pessoas são assim, às vezes dizem coisas que não querem dizer. Mas eu também sou impulsiva, portanto eu sei que consigo perdoar mais facilmente as pessoas como eu.

O que mais te arrependes na vida?
Eu tenho uma regra que é "Eu não me arrependo de nada!", mas existe uma ou duas coisas que eu me arrependo. Uma delas é a de tentar ser sempre a filha perfeita para um progenitor que não vale a pena.

O que achas dos homens que usam rosa?
(Risos) Há uns em que fica mesmo bem, fica muito atraente mas há outros que não. (risos) Parem de utilizar rosa, por favor!

Os homens são todos iguais? Que tipos de homens existem?
Não, isso é uma frase que é suposto ser geral mas existem sempre exceções. Olha existem muitos tipos de homem ... (pensativa) existem os mentirosos, os aldrabões, os sinceros, os carinhosos, sei lá, existem montes de tipos.

Como tem de ser o teu homem de sonho?
Olha ... (silêncio) Tem de ser, a nível de personalidade, bastante paciente, mais calmo que eu, querido, saber falar no momento certo, não pode ser muito ciumento, isso é uma coisa que me deixa extremamente irritada, tem de se dar bem com a minha família, tem de ter objetivos na vida, tem de ser um bocadinho ambicioso, tem de me fazer sentir especial e amada. Fisicamente eu posso estar aqui a dizer mil coisas que na verdade pode não ser nada do que estou aqui a dizer porque o exterior conta mas não é assim tanto.


Acreditas em Deus? Porquê?
Já acreditei, agora não. (silêncio) Porque eu fui criada numa família cristã, até andei na catequese. A mim disseram que eu devia acreditar em Deus, rezar e que se eu pedisse coisas, provavelmente com o tempo acontecessem e nunca aconteceram. Uma pessoa fica a rezar e a pedir que as coisas melhorem durante anos e anos e nunca melhoram. Se realmente algum Deus existisse acho que teria chegado a mim.

Acreditas no sobrenatural?
Acredito!

Achas que a liberdade de expressão tem alguma relação com o respeito?
(Inspira) Ter tem, mas não tem ao mesmo tempo. Por exemplo, eu tenho muito respeito pela opinião que as outras pessoas têm sobre a homossexualidade, mas se tiverem uma opinião contrária, eu vou dizer o que penso e as outras pessoas vêem isso como uma falta de respeito à opinião delas.

Para ti o que é uma pessoa diferente?
É uma pessoa que primeiro não se deixa influenciar pelas outras, que tem ideias próprias e é muito livre, que não quer saber o que o mundo diz sobre ela, se gostam ou não do que ela é ou faz.

O que mais detestas?
Eu detesto muita coisa! Detesto mentiras, detesto que numa discussão me mandem calar, porque eu não me vou calar e vou ficar ainda mais irritada, detesto quando tentam discutir comigo sem razão aparente, detesto MACS (Matemática Aplicada às Ciências Socias) do fundo do coração,detesto violência, detesto que digam que as minhas piadas não têm graça ... Queres contar uma piada? (risos) Imagina que estás ao pé de um amigo que está mesmo mal, pões a mão no ombro e dizes-lhe "Tudo na vida é passageiro, menos o condutor." (risos).

Do que sentes falta?
(Pensativa) Sinto falta principalmente das coisas que nunca tive, é estranho mas é a verdade, são coisas como a relação pai e filha, que vemos os amigos ter mas nós não temos, sinto falta de me sentir concretizada e feliz, sinto falta de ter aquela relação que tinha com a minha mãe, sinto falta de ser criança, de não perceber o que era a vida, que nos vão acontecer coisas más mesmo não tendo a culpa. 


Qual o maior sonho da tua vida?
Eu tenho muitos sonhos, mas neste exato momento o principal é mesmo tentar lutar pelo meu sonho de ser conhecida na área da música e melhorar, porque ninguém nasce ensinado. Quero ter sucesso!

Como gostarias de morrer?
Depende do meu estado de espírito, quando estou mais calma gostaria de morrer de uma forma sem dor e tranquila, quando estou mais irritada gostava de morrer de uma forma menos normal.

O que é o amor?
Não sei se consigo descrever ao certo o que é, mas o amor de família e amigos é aquele que pensas primeiro neles e só quando estiverem bem é que pensas em ti. O amor de namorado é aquele que ficamos sempre com ele, porque nos faz sentir diferentes e especiais.

Como reages a uma traição amorosa?
A casa ia toda abaixo, eu odeio mentiras e se a pessoa está comigo é porque quer, se já não quiser diga-me. (irritada) Mas não tem perdão para mim.

Custa-te revelar os teus sentimentos aos outros? Porquê?
Muito, porque desde pequena me tornei uma pessoa fechada e sempre guardei as coisas para mim própria, tenho dificuldade em exprimir as coisas como elas são, mas também por ter um grande orgulho, isso interfere um bocado na parte de exprimir os sentimentos.


O sol é para todos, a sombra para alguns, e o subsolo?
Para as lagartas! (risos) Não, estou a brincar. (silêncio) Eu acho que há certas pessoas ... (pensativa) Essa frase pode ser vista como uma metáfora, na minha opinião há certas pessoas que devido a atitudes que tiveram talvez deviam ficar uns tempos no subsolo e terem de tentar sobreviver num ambiente onde não é suposto sequer existir vida humana para tentarem aprender com a porcaria que fizeram cá em cima na terra.

Se perdesses tudo amanhã, corrias para os braços de quem?
Provavelmente de ninguém. Ia ser finalmente livre, ia fazê-lo sozinha, porque preciso de tempo para mim. O facto de ter perdido tudo, se calhar tinha-me dado a liberdade que eu tanto quero.

Acreditas no "e viveram felizes para sempre"?
Não, porque nada, por muito que a gente queira, dura para sempre. Acredito que há pessoas que são felizes a sério, mas não é para sempre.

O que é que tu achas sobre a violência doméstica?
(Silêncio) Eu acho que quem pratica esse acto não é considerado para mim um ser humano, porque mostra zero por cento de caráter e mostra que se aproveita da fragilidade dos outros para se conseguir sentir poderoso e isso não é uma coisa que se faça, nós somos seres humanos, temos um cérebro e supostamente somos a coisa mais brilhante que há no universo inteiro, devíamos fazer coisas boas. O que devia acontecer a quem pratica estes atos? Eu acho que essas pessoas deviam ... (emocionada) Eu nem sei o que é que eu acho, porque não valia a pena estar a fazer a mesma coisa porque só iríamos estar a descer ao mesmo nível do agressor, mas acho que de alguma forma deviam ser punidos pelo que fizeram e se não conseguissem mudar essa parte deviam ficar fechados sozinhos. (lágrimasPorque é que as vítimas normalmente não fazem nada? Porque ou não têm ninguém que lhes abram os olhos a tempo ou não têm uma maneira de fugir da pessoa, porque a maior parte das vezes, por muita vontade que as pessoas tenham para sair não têm condições financeiras, estabilidade ou então têm medo. Numa relação destas ainda existe amor? Por parte da vítima acredito que exista, mas da outra parte não me parece.


Se pudesses desaparecer durante um mês, qual seria o destino e quem levarias contigo?
Eu ia contigo, não te sei explicar porquê mas ias tu. Provavelmente iríamos para África, lá ninguém nos ia conhecer.

Quem é a pessoa mais importante da tua vida?
(Inspira) Pergunta complicada! (pensativa) É a minha mãe!

Qual é o sentido da vida?
O sentido da vida para mim é nós chegarmos a um certo ponto e descobrirmos o que somos, seguirmos os nossos sonhos mesmo que eles pareçam impossíveis e tentarmos ser felizes, seja como for, cada um é feliz à sua maneira. O objetivo da vida é viver e não sobreviver.


Para ti o que é a felicidade?
Eu ainda não sei, porque nunca fui realmente feliz, mas eu penso que seja aquele sentimento da junção de tudo o que nos faz sentir bem e querer continuar assim.

Qual é o teu lema de vida?
"Carpe Diem" mas eu acrescento ter sempre um olho posto no futuro.

Como te estás a sentir agora no fim da entrevista?
Estou a sentir-me emocionada, porque tocaste em certos pontos sensíveis, estou a tremer, estou nervosa, mas bem, obrigada.

O que quer o teu coração?
Quer ajudar a minha mãe e o meu irmão, quer ser livre, quer que eu perca a vergonha para poder mostrar certas coisas às pessoas, quer que os meus amigos sejam felizes e ajudá-los a ser felizes, quer ser feliz, quer encontrar o amor verdadeiro, mas não o "felizes para sempre", ele quer muito ...



Mais uma vez, obrigado à Tatiana por ter respondido às minhas perguntas de uma forma tão pura e verdadeira.


E chega assim ao fim a segunda entrevista, onde ficámos a conhecer fragmentos desta vida. Mais uma pessoa comum entre muitas a ser entrevistada, quem sabe se da próxima vez não és tu a responder às minhas questões ...

O que achaste desta entrevista? O que pensas sobre as respostas? As tuas seriam diferentes?

2 comentários:

  1. É engraçado o facto de podermos encontrar pessoas tão diferentes de nós. Acho que devemos olhar para nós próprios quando respondemos a perguntas como "o que detestas" ou como a da liberdade de expressão, porque por vezes podemos estar a fazer algumas dessas coisas. Se ela diz que precisa de liberdade e de tempo para si se calhar está na altura de perder tudo e dar a oportunidade de que precisa para encontrar a felicidade, já que diz que nunca foi feliz.
    O que é acreditar no sobrenatural?
    Há coisas que Deus não pode mudar, Deus não é um pote de desejos que vai realizando alguns. Deus envia ou faz chegar à nossa vida força para que as coisas mudem. Deixar de acreditar em Deus porque não temos a vida facilitada ou porque nem tudo o que queremos acontece parece-me, a meu ver, um disparate. As respostas às nossas preces pode chegar de forma indireta e não em coisas concretas, pode chegar na forma de um amigo novo, pode chegar na forma de um namorado, pode chegar de mil e uma maneiras. Se Deus concedesse todos os desejos ninguém teria uma má vida, éramos todos muito felizes sem nada de mal a nos incomodar.
    Espero que ela lute pelo que quer e que alcance tudo o que mais deseja e ambiciona.

    ResponderEliminar