março 18, 2015

Racismo

"A Única Mulher", a nova novela da TVI

Racismo como está escrito no dicionário é uma "teoria que afirma a superioridade de certas raças e nela assenta a defesa do direito de dominar ou mesmo suprimir as outras; atitude preconceituosa  e descriminatória contra pessoas de determinada(s) raça(s) ou etnia(s)."


Eu considero-me uma pessoa sem preconceitos, que defende quem mais precisa quer seja branco, preto, castanho, vermelho, amarelo, azul E/OU europeu, africano, asiático, americano, etc. Todos somos humanos e merecemos ser respeitados, a cor da pele ou a etnia devia ser algo irrelevante na sociedade mundial.

É justo que uma pessoa tenha menos oportunidades do que outra por causa da sua cor de pele ou nacionalidade? Não! Uma pessoa deve ser escolhida por causa do seu valor, empenho, dedicação, esforço, entre outros motivos, embora não seja isto que acontece.
Por exemplo, numa empresa de topo onde estão a concorrer duas pessoas com as mesmas habilitações e nível de experiência mas que uma seja branca e a outra preta, quem vai ficar? O branco! 

Infelizmente acho que é algo impossível de extinguir mas espero que esta nova geração não seja tão preconceituosa e racista. Pode ser que com a internet as coisas melhorem, visto que o contacto com todas as culturas agora é muito mais fácil. 

Um grande passo para a mudança já foi dado, "A Única Mulher", uma nova aposta da ficção nacional que junta dois continentes, mais propriamente Portugal e Angola. 
Através dela observamos os dois pontos de vista, as pessoas que são racistas e as que não o são. É um trabalho que está a conseguir agarrar os espectadores ao ecrã, o que pode indicar uma abertura em algumas mentes, espero que sim. Não podem perder esta novela transmitida a nível mundial.

E tu és racista? Tens algum género de preconceito? Ou és como eu e aceitas todos como são? Deixa o teu comentário quer sejas contra ou a favor. Não serás julgado!

Sem comentários:

Enviar um comentário